BOA SORTE QUERIDOS ALUNOS!

A EQUIPE DE ARTES VISUAIS DESEJA ÓTIMA PROVA PARA SEUS ALUNOS!

ENTREGUEM O TRABALHO COM BOM ACABAMENTO E DENTRO DO QUE FOI PEDIDO EM CLASSE PELOS PROFESSORES.

LEVEM O LÁPIS DE COR PARA A QUESTÃO PRÁTICA E FAÇAM A MESMA COM "MUITO"CAPRICHO E CRIATIVIDADE.

BONS ESTUDOS!

TEXTOS - APOSTILAS PARA ALUNOS


ARTE RUPESTRE BRASILEIRA

Nosso território brasileiro é vasto e exuberante e a nossa arte rupestre é extremamente rica.  Nosso patrimônio cultural de uns tempos pra cá vem sendo muito cultuado no meio acadêmico da arqueologia, da história e da arte.
Vocês sabiam que o maior sítio arqueológico das Américas encontrado até hoje fica no Brasil?

O PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA SE LOCALIZA NO ESTADO DO PIAUÍ, ONDE ENCONTRAMOS O SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO RAIMUNDO NONATO, O MAIS IMPORTANTE DO NOSSO PAÍS. Neste parque encontramos vários sítios arqueológicos, área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade - UNESCO. CONTÉM A MAIOR QUANTIDADE DE PINTURAS RUPESTRES DO MUNDO. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem há 50.000 anos, os mais antigos registros na América. 
E isso certamente nos faz crer que a história do homem no nosso território brasileiro, seus costumes, sua arte variavam no decorrer dos anos e principalmente de acordo com o ambiente onde nossos ancestrais viviam.

Obviamente OS ANIMAIS REPRESENTADOS NAS PAREDES EXTERNAS (PAREDÕES) E NO INTERIOR DAS CAVERNAS BRASILEIRAS VARIAVAM DE UMA REGIÃO PARA OUTRA. Aqui não se representava nas paredes bisões, cavalos, touros como na Espanha (Altamira) e França (Lascaux) e sim LAGARTOS, CAPIVARAS, TARTARUGAS, ONÇAS, VEADOS, PEIXES E PÁSSAROS DIVERSOS.

Pesquisadores do mundo inteiro vem estudar nossos sítios arquelógicos, tamanha diversidade artística e científica. Aqui encontramos pinturas a oar livre e no interior das cavernas, desenhos estilizados e geométricos e uma natureza exuberante em cada sítio arqueológico, seja ele amazonense ou mineiro. Vamos entender mais um pouquinho nas próximas páginas?

PINTURAS RUPESTRES



AS PINTURAS RUPESTRES BRASILEIRAS POSSUEM UMA CERTA ESTILIZAÇÃO DA FORMA. Mas o que é estilização mesmo? Simplificação das imagens, desenhos e pinturas mais gráficas e simples. Usava-se poucas linhas e a imagem era colorida de forma única, sem variações de claro e escuro. Dava para perceber muito bem o que era uma imagem de figuração animal, humana e de objetos. Na arte na pré-histórica brasileira também temos DESENHOS MAIS GEOMÉTRICOS REPRESENTADOS EM FORMAS ESPIRALADAS, LINHAS PARALELAS, TRIÂNGULOS E CRUZES.

Não devemos nada aos sítios de Lascaux e de Altamira, a arte rupestre brasileira é diversa e muito valorizada mundo afora. Chegou a nossa hora de também conhecermos um pouquinho dela.

Devemos a preservação e a seriedade dos estudos arqueológicos no Brasil a arqueóloga Niéde Guidon. Não se esqueçam deste nome, pois sem ela talvez hoje esses sítios arqueológicos não seriam preservados.

Que tal pensar em uma viagem de férias num sítio arqueológico? O turismo nesses lugares está crescendo. Se não puderem ir vale pesquisar na web, afinal de contas vocês estudaram com profundidade este conteúdo também na disciplina de História.

Entre desenhos e as pinturas nas paredes de nossas cavernas encontrados em nosso país, destacam-se os do sítio arqueológico em Raimundo Nonato, no Piauí, onde os primeiros habitantes usavam grutas e cavernas onde deixaram obras pintadas e gravadas nas pedras contando o seu cotidiano, rituais religiosos, caçadas e os animais que capturavam e se alimentavam. As imagens são simplificadas, estilizadas formalmente. Além deste importante sítio arqueológico temos outros na regiões da Amazônia, no Pará e na Lagoa Santa, em Minas Gerais. Este último também é muito importante pela variedade de registros artísticos locais.


SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS

 Não devemos nada aos sítios de Lascoux e de Altamira, a arte rupestre brasileira é diversa e muito valorizada mundo afora. Chegou a nossa hora de também conhecermos um pouquinho dela.

Devemos a preservação e a seriedade dos estudos arqueológicos no Brasil a arqueóloga Niéde Guidon. Não se esqueçam deste nome, pois sem ela talvez hoje esses sítios arqueológicos não seriam preservados.

Que tal pensar em uma viagem de férias num sítio arqueológico? O turismo nesses lugares está crescendo. Se não puderem ir vale pesquisar na web, afinal de contas vocês estudaram com profundidade este conteúdo também na disciplina de História.

Entre desenhos e as pinturas nas paredes de nossas cavernas encontrados em nosso país, destacam-se os do sítio arqueológico em Raimundo Nonato, no Piauí, onde os primeiros habitantes usavam grutas e cavernas onde deixaram obras pintadas e gravadas nas pedras contando o seu cotidiano, rituais religiosos, caçadas e os animais que capturavam e se alimentavam. As imagens são simplificadas, estilizadas formalmente. Além deste importante sítio arqueológico temos outros na regiões da Amazônia, no Pará e na Lagoa Santa, em Minas Gerais. Este último também é muito importante pela variedade de registros artísticos locais.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM SÃO RAIMUNDO NONATO, PIAUÍ



Neste mais importante sítio arqueológico nacional foram encontrados vestígios artísticos há 100 mil anos atrás, com mais de 1.000 pinturas rupestres. Ë muita riqueza para pesquisa arqueológica nacional e internacional. Graças a nossa arqueóloga Niéde Guidon, formada na Universidade de Sorbonne, descobriu nos anos 70 através de pesquisa de materiais retirados da região de São Raimundo Nonato, que a nossa história arqueológica, tão tímida e ainda não desvendada com profundidade tinha uma perspectiva de registro artístico e histórico muito longa. Segundo a nossa arqueóloga, a riqueza artística é tamanha que hoje são consideradas obras-primas da humanidade.

O melhor de tudo isso é que NOSSAS PINTURAS ARQUEOLÓGICAS FORAM REPRESENTADAS TANTO EM ÁREAS EXTERNAS QUANTO INTERNAS, diferentes daquelas que vocês estudaram no período Paleolítico e Neolítico Europeu.
Observando a imagem podemos ver homens lutando entre si e também capturando animais. Lutas, lanças e muitas pessoas com os braços abertos, talvez comemorando a caçada.  As formas são bem estilizadas e foram pintadas com uma única cor.


SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM LAGOA SANTA, MINAS GERAIS



Imagens gravadas ou pintadas em rochas e cavernas que representavam o cotidiano e a vida das comunidades locais.

No Brasil foram representadas muitas imagens em superfícies ao ar livre (paredões), cavernas, tetos rochosos, datadas em torno de 10 mil anos atrás.
Em Lagoa Santa esses registros possuem desenhos de caças com uso de flechas, redes grandes com peixes, lagartos, retratando o dia-a-dia desses povos antigos do nosso país.

Na imagem podemos ver veados representados de forma muito estilizada, soltos na natureza.
Isso nos remete ao poder do homem sobre a imagem do animal representado. A crença de que o desenho do animal desejado, presente naquela região seria capturado com sucesso.
ATUALMENTE ESSES DOIS PRINCIPAIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS SÃO PESQUISADOS POR ARQUEÓLOGOS DE PONTA DO MUNDO INTEIRO. São regiões protegidas pelo governo, onde os visitantes tem acesso restrito a determinados locais. O acesso é permitido somente com visita guiada em um quantitativo restrito de visitações diárias, afim de evitar e degradação local.


Qualquer dúvida vale dar uma olhadinha no nosso blog.
O link fica no site oficial do Colégio Pedro II, no Campus Engenho Novo II.