ARTE RUPESTRE BRASILEIRA
Nosso território brasileiro é vasto e
exuberante e a nossa arte rupestre é extremamente rica. Nosso patrimônio cultural de
uns tempos pra cá vem sendo muito cultuado no meio acadêmico da arqueologia, da
história e da arte.
O PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA SE LOCALIZA NO ESTADO DO PIAUÍ,
ONDE ENCONTRAMOS O SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO RAIMUNDO NONATO, O MAIS IMPORTANTE DO
NOSSO PAÍS. Neste parque encontramos vários sítios arqueológicos, área de maior
concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio
Cultural da Humanidade - UNESCO.
CONTÉM A MAIOR QUANTIDADE DE PINTURAS RUPESTRES DO MUNDO. Estudos científicos
confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos
pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem há
50.000 anos, os mais antigos registros na América.
E isso certamente nos faz crer que a
história do homem no nosso território brasileiro, seus costumes, sua arte
variavam no decorrer dos anos e principalmente de acordo com o ambiente onde
nossos ancestrais viviam.
Obviamente OS ANIMAIS REPRESENTADOS NAS
PAREDES EXTERNAS (PAREDÕES) E NO INTERIOR DAS CAVERNAS BRASILEIRAS VARIAVAM DE
UMA REGIÃO PARA OUTRA. Aqui não se representava
nas paredes bisões, cavalos, touros como na
Espanha (Altamira ) e França (Lascaux) e sim LAGARTOS,
CAPIVARAS, TARTARUGAS, ONÇAS, VEADOS, PEIXES E PÁSSAROS DIVERSOS.
Pesquisadores do mundo inteiro vem
estudar nossos sítios arquelógicos, tamanha diversidade artística e científica.
Aqui encontramos pinturas a oar livre e no interior das cavernas, desenhos
estilizados e geométricos e uma natureza exuberante em cada sítio arqueológico,
seja ele amazonense ou mineiro. Vamos entender mais um pouquinho nas próximas
páginas?
PINTURAS RUPESTRES
AS PINTURAS RUPESTRES BRASILEIRAS
POSSUEM UMA CERTA ESTILIZAÇÃO DA FORMA. Mas o que é estilização mesmo?
Simplificação das imagens, desenhos e pinturas mais gráficas e simples.
Usava-se poucas linhas e a imagem era colorida de forma única, sem variações de
claro e escuro. Dava para perceber muito bem o que era uma imagem de figuração
animal, humana e de objetos. Na arte na pré-histórica brasileira também temos DESENHOS
MAIS GEOMÉTRICOS REPRESENTADOS EM FORMAS ESPIRALADAS, LINHAS PARALELAS,
TRIÂNGULOS E CRUZES.
Não devemos nada aos sítios de Lascaux
e de Altamira, a arte rupestre brasileira é diversa e muito valorizada mundo
afora. Chegou a nossa hora de também conhecermos um pouquinho dela.
Devemos a preservação e a seriedade dos
estudos arqueológicos no Brasil a arqueóloga Niéde Guidon. Não se esqueçam
deste nome, pois sem ela talvez hoje esses sítios arqueológicos não seriam
preservados.
Que tal pensar em uma viagem de férias num
sítio arqueológico? O turismo nesses lugares está crescendo. Se não puderem ir
vale pesquisar na web, afinal de contas vocês estudaram com profundidade este
conteúdo também na disciplina de História.
Entre desenhos e as pinturas nas
paredes de nossas cavernas encontrados em nosso país, destacam-se os do sítio
arqueológico em Raimundo Nonato, no Piauí, onde os primeiros habitantes usavam
grutas e cavernas onde deixaram obras pintadas e gravadas nas pedras contando o
seu cotidiano, rituais religiosos, caçadas e os animais que capturavam e se
alimentavam. As imagens são simplificadas, estilizadas formalmente. Além deste
importante sítio arqueológico temos outros na regiões da Amazônia, no Pará e na
Lagoa Santa, em Minas Gerais. Este último também é muito importante pela
variedade de registros artísticos locais.
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS
Não devemos nada aos sítios de Lascoux
e de Altamira, a arte rupestre brasileira é diversa e muito valorizada mundo
afora. Chegou a nossa hora de também conhecermos um pouquinho dela.
Devemos a preservação e a seriedade dos
estudos arqueológicos no Brasil a arqueóloga Niéde Guidon. Não se esqueçam
deste nome, pois sem ela talvez hoje esses sítios arqueológicos não seriam
preservados.
Que tal pensar em uma viagem de férias num
sítio arqueológico? O turismo nesses lugares está crescendo. Se não puderem ir
vale pesquisar na web, afinal de contas vocês estudaram com profundidade este
conteúdo também na disciplina de História.
Entre desenhos e as pinturas nas
paredes de nossas cavernas encontrados em nosso país, destacam-se os do sítio
arqueológico em Raimundo Nonato, no Piauí, onde os primeiros habitantes usavam
grutas e cavernas onde deixaram obras pintadas e gravadas nas pedras contando o
seu cotidiano, rituais religiosos, caçadas e os animais que capturavam e se
alimentavam. As imagens são simplificadas, estilizadas formalmente. Além deste
importante sítio arqueológico temos outros na regiões da Amazônia, no Pará e na
Lagoa Santa, em Minas Gerais. Este último também é muito importante pela
variedade de registros artísticos locais.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM SÃO RAIMUNDO NONATO, PIAUÍ
Neste mais importante sítio
arqueológico nacional foram encontrados vestígios artísticos há 100 mil anos
atrás, com mais de 1.000 pinturas rupestres. Ë muita riqueza para pesquisa
arqueológica nacional e internacional. Graças a nossa arqueóloga Niéde Guidon,
formada na Universidade de Sorbonne, descobriu nos anos 70 através de pesquisa
de materiais retirados da região de São Raimundo Nonato, que a nossa história
arqueológica, tão tímida e ainda não desvendada com profundidade tinha uma
perspectiva de registro artístico e histórico muito longa. Segundo a nossa
arqueóloga, a riqueza artística é tamanha que hoje são consideradas
obras-primas da humanidade.
O melhor de tudo isso é que NOSSAS
PINTURAS ARQUEOLÓGICAS FORAM REPRESENTADAS TANTO EM ÁREAS EXTERNAS QUANTO
INTERNAS, diferentes daquelas que vocês estudaram no período Paleolítico e Neolítico
Europeu.
Observando a imagem podemos ver
homens lutando entre si e também capturando animais. Lutas, lanças e muitas
pessoas com os braços abertos, talvez comemorando a caçada. As formas são bem estilizadas e foram
pintadas com uma única cor.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM LAGOA SANTA,
MINAS GERAIS
Imagens gravadas ou pintadas em rochas e cavernas que
representavam o cotidiano e a vida das comunidades locais.
No Brasil foram representadas muitas imagens em
superfícies ao ar livre (paredões), cavernas, tetos rochosos, datadas em torno
de 10 mil anos atrás.
Em Lagoa Santa esses registros possuem desenhos de caças
com uso de flechas, redes grandes com peixes, lagartos, retratando o dia-a-dia
desses povos antigos do nosso país.
Isso nos remete ao poder do homem sobre a imagem do
animal representado. A crença de que o desenho do animal desejado, presente
naquela região seria capturado com sucesso.
ATUALMENTE ESSES DOIS PRINCIPAIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
BRASILEIROS SÃO PESQUISADOS POR ARQUEÓLOGOS DE PONTA DO MUNDO INTEIRO. São
regiões protegidas pelo governo, onde os visitantes tem acesso restrito a
determinados locais. O acesso é permitido somente com visita guiada em um
quantitativo restrito de visitações diárias, afim de evitar e degradação local.
Qualquer dúvida vale dar uma olhadinha no nosso blog.
O link fica no site oficial do Colégio Pedro II, no
Campus Engenho Novo II.